Petróleo

Workshop gratuito sobre Industria 4.0 em Macaé

Evento é destinado a empresários do segmento de petróleo e gás da Bacia de Campos

Como as empresas do segmento de óleo e gás devem se preparar a Indústria 4.0? No próximo dia 03 de abril (terça), das 8h às 13h, o Sebrae/RJ realizará em Macaé o Workshop “A Indústria 4.0: Transformação Digital na Indústria do Petróleo – Um novo modelo de indústria, novos desafios e oportunidades”. O evento é gratuito e visa ajudar os micro e pequenos empresários da Bacia de Campos a entender este conceito e conhecer os impactos a curto, médio e longo prazo para sua empresa. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 0800 570 0800 .As vagas são limitadas. O Workshop será realizado no Auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária em Macaé. 

O termo Indústria 4.0 surgiu na Alemanha, em 2011, e deu início ao processo de digitalização da operação industrial. Considerada a quarta revolução industrial, une o conceito de internet das coisas com a automatização industrial e gera inteligência à manufatura e um universo de possibilidades para diferentes fabricantes. Um elenco de técnicas que dependem do uso coordenado de informação, automação, computação, software, sensoriamento e conexão em rede e pode ser aplicada tanto nos processos produtivos, tornando-os mais céleres e mais rentáveis, quanto no relacionamento com parceiros e clientes. 

Gilberto Soares, coordenador regional do Sebrae/RJ no Norte Fluminense, esclarece que além de abordar a temática da indústria 4.0 com os empresários, o workshop ajudará a mapear a percepção em relação às tecnologias com potencial para impactar seus negócios nos próximos 5 anos, e sistematizar as informações e conhecimentos resultantes da dinâmica a ser realizada no evento. 

“As empresas da região vão ter acesso aos novos conceitos e suas aplicações, terão a oportunidade de avaliar seus modelos de negócios atuais, considerando essa onda da transformação digital, e assim, incorporar soluções que possam levar mais economia, produtividade, e customização”, explica Soares.

 

O evento traz especialistas da Cisco, líder mundial em Tecnologia da Informação e Redes; e da MXM, desenvolvedora de soluções de Tecnologia da Informação com foco em gestão empresarial; além da participação do CRIOS - Centro de Referência em Inovação para Operações Sustentáveis, laboratório de pesquisa, ensino e extensão vinculado aos cursos de Engenharia da UFRJ Macaé.

 

Analista da coordenação de Petróleo e Gás do Sebrae/RJ, Maíra Campos explica por que a Industria 4.0 é tão importante para as empresas da Bacia de Campos neste momento: “No novo Plano de negócios da Petrobras foram inseridas três novas áreas de foco da companhia e um deles é o da Transformação Digital. A Petrobras tem como novo objetivo dentro de seu Plano a geração de valor através da implantação de soluções digitais com ênfase nas tecnologias Automação; Big Data; Computação na Nuvem; Inteligência Artificial e High Performance Computing”.

 

Serviço:

 

Workshop Indústria 4.0: Transformação Digital na Indústria do Petróleo

Data: 3 de abril

Horário: 8h às 13h.

Local: Cidade Universitária de Macaé - Auditório Claudio Ulpiano - Bloco A. Rua Aloísio da Silva Gomes, 50 - Granja dos Cavaleiros.

Inscrições gratuitas pelo telefone 0800 570 0800