Políticas Públicas

Seis prefeitos municipais são premiados na 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor

Os seis prefeitos vencedores serão os representantes do Estado do Rio de Janeiro na etapa nacional do Prêmio, que ocorrerá em Brasília, em 2019.

Os prefeitos de Cachoeiras de Macacu, Mauro Soares; Cantagalo, Guga de Paula; Magé, Rafael Santos de Souza; Nova Iguaçu, Rogerio Martins Lisboa; São Francisco de Itabapoana, Francimara Barbosa Lemos; e Volta Redonda, Samuca Silva, foram os grandes vencedores da 10ª edição do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, anunciados em evento realizado dia 28 de junho, no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro. 

 

Nesta edição, foram 74 municípios inscritos e 35 finalistas em todo o estado, que concorreram com 41 projetos, já que cada município poderia inscrever mais de um projeto em uma das oito categorias. Foi o caso de Volta Redonda, que levou dois prêmios. Uma das categorias - Cooperação Intermunicipal para o Desenvolvimento Econômico – foi compartilhada por 11 municípios representando o projeto Rede de Agentes de Desenvolvimento da Região Serrana do Rio De Janeiro. São eles: Bom Jardim, Cantagalo, Cachoeiras de Macacu, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, Sumidoro e Trajano de Moraes.


Anfitrião do evento, o governador Luiz Fernando Pezão, lembrou a importância dos municípios fluminenses para o desenvolvimento do estado e da dificuldade de cada um deles de manter seus compromissos com suas populações. “Vocês todos são heróis e estão de parabéns por ter seu trabalho reconhecido pelo Sebrae através do Prêmio Prefeito Empreendedor”, disse.


A presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/RJ, Carla Pinheiro, ressaltou o trabalho incansável dos prefeitos e suas equipes para o desenvolvimento local. “Nós, do Sebrae/RJ, ficamos muito felizes quando visitamos os municípios e encontramos as prefeituras de portas abertas para nós. Porque sabemos que um prefeito que entende a importância do empreendedorismo consegue estabelecer um ambiente favorável de crescimento das pequenas empresas. E esse é o nosso DNA, nossa missão”, acrescentou.


Cezar Vasquez, diretor-superintendente do Sebrae/RJ, fez uma breve apresentação sobre o Prêmio e comemorou o engajamento dos gestores públicos, ressaltando que esta é uma das iniciativas mais exitosas do Sebrae em prol das micro e pequenas empresas. “Já tivemos a participação de 91 municípios de nosso estado. Ganhamos 6 premiações nacionais. O desenvolvimento sustentável do nosso estado passa pelo crescimento das micro e pequenas empresas e nesse sentido, o apoio dos municípios é fundamental”, destacou. Ele explicou que com o desenvolvimento dos municípios, as categorias foram atualizadas de modo a desafiá-los na busca incessante de uma gestão em favor do empreendedorismo e a adesão foi muito grande. “Ao desburocratizar etapas e reduzir os custos para novos negócios, utilizar a legislação para comprar mais das pequenas empresas e incentivar a formalização, as prefeituras apostam no pequeno negócio para gerar trabalho, renda e consumo nas cidades”, afirmou.


Prefeito de Piraí e presidente da Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro (Aemerj), Luiz Antonio Neves, lembrou que o Prêmio é um reconhecimento importante do trabalho realizado pelos prefeitos e suas equipes pois a realidade municipal está cada vez mais difícil. “Este prêmio valoriza o trabalho diário, não só do Prefeito, como dos servidores municipais, e reforça a parceria que temos com o Sebrae em vários projetos importantes para o desenvolvimento econômico local e o fortalecimento dos pequenos negócios em nossos municípios”, afirmou.

 

O prêmio é um reconhecimento a prefeitos e administradores regionais que implantaram projetos com resultados comprovados para o desenvolvimento dos pequenos negócios do município. O Prêmio conta com a parceria do Governo do Estado do Rio de Janeiro e da Associação Estadual dos Municípios do Rio de Janeiro.


Os seis prefeitos vencedores serão os representantes do Estado do Rio de Janeiro na etapa nacional do Prêmio, que ocorrerá em Brasília, em 2019.

 

São eles:

Cachoeiras de Macacu - Categoria Desburocratização e Implementação da RedeSimples, com o projeto 

Cachoeiras De Macacu: É Conhecer e se Apaixonar “Cidade Participativa”

 

Cantagalo - Categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios, com o projeto Cantagalo Compra de Cantagalo: Valorizando o Empresário Local 

 

Magé - Categoria Pequenos Negócios no Campo, com o projeto Magé - Agricultura Familiar Contribuindo para Segurança Alimentar


Nova Iguaçu - Categoria Inovação e Sustentabilidade, com o projeto Nova Iguaçu Sustentável

 

São Francisco de Itabapoana - Categoria Empreendedorismo na Escola, com o projeto Crescimento do Município com o Empreendedorismo Escolar

 

Volta Redonda  - Categorias Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios, com o projeto Volta Redonda, Cidade Boa Para Viver e Investir, e Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI, com o projeto Volta Redonda Além do Aço

 

Os finalistas por categoria:


Categoria Políticas Públicas para Desenvolvimento dos Pequenos Negócios
Campos dos Goytacazes - Fundecam - Crédito Certo
Niterói - Niterói: Desenvolvendo a melhor Cidade para Viver e ser Feliz
Parati - Escola de Comer

 

Categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios
Carmo - Compras Públicas: Desenvolvimento Econômico pelos Pequenos Negócios

 

Categoria Desburocratização e Implementação da RedeSimples
Duque de Caxias - Simplificar para Facilitar
Nova Friburgo - Desburocratizar
Petrópolis - Simplificar para Desenvolver
Rio de Janeiro - Agiliza Rio
São Gonçalo - São Gonçalo Cidade Para Empreender, Viver e Ser Feliz!

 

Categoria Pequenos Negócios no Campo
Angra dos Reis - Desenvolvimento Socioeconômico Sustentável das Áreas Rurais
Carapebus - Carapebus Investir para Colher
Guapimirim - Guapi Sustentável
Mesquita - #AquiTemAgriculturaFamiliar
Paty do Alferes - Agricultura Familiar: da roça à cidade com sustentabilidade
São João da Barra - Agricultura, semeando conceitos e colhendo resultados
Tanguá - Tanguá Agroempreendedor

 

Categoria Inovação e Sustentabilidade
São Pedro da Aldeia - Aroeira - Novos Tempos, Novos Rumos

 

Categoria Empreendedorismo na Escola
Cambuci - Em Cambuci o Empreendedorismo Começa nas Escolas
Cordeiro - Jovens Empreendedores Primeiros Passos
Guapimirim - Educação Empreendedora em Movimento
Miguel Pereira - Conhecer, fazer e empreender na busca de uma escola mais feliz

 

Categoria Inclusão Produtiva e Apoio ao MEI
Cachoeiras de Macacu - Cachoeiras De Macacu: “Cidade para os Pequenos Negócios"
Campos dos Goytacazes - Fundecam - Crédito Certo
Macuco - Macuco Empreende e Incentiva
Natividade - Fortalecendo o MEI
Porciúncula - Crescendo Porciúncula
Quissamã - Acreditar é investir no Microempreendedor
São João da Barra - São João da Barra: Empreendendo para o Futuro