Liderança

Sebrae Rio realiza o primeiro Fórum do LIDER Centro-Sul

No próximo dia 13, a cidade de Três Rios recebe a primeira edição do Fórum do LIDER com o objetivo de integrar estratégica e regionalmente as lideranças para elevar o protagonismo local

Estruturado, inicialmente, por um grupo composto por mais de 40 líderes, entre empresários, representantes do poder público, do terceiro setor e universidades, o programa LIDER Centro-Sul conta hoje com mais de 60 lideranças efetivas engajadas em trabalhar em prol de um futuro melhor para a região.

Para integrar o grupo e apresentar os projetos em desenvolvimento nos eixos de turismo, indústria e agronegócios, o Sebrae Rio realiza o 1º Fórum LIDER Centro-Sul no dia 13 de novembro, em Três Rios, na Blessed Festas e Eventos (BR-040, 20 - Moura Brasil).   

O LIDER Centro-Sul foi iniciado em novembro de 2018 com a elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social a ser implantado até 2030 nos dez municípios que compõem a região: Areal, Comendador Levy Gasparian, Engenheiro Paulo de Frontin, Mendes, Miguel Pereira, Paraíba do Sul, Paty do Alferes, Rio das Flores, Sapucaia e Três Rios.

Dentro da metodologia do programa, o desenvolvimento do plano estratégico foi dividido em duas etapas. A primeira fase operacional foi encerrada em setembro, após dez encontros. Durante esse período, o grupo, devidamente estruturado, estudou as necessidades e potencialidades da região para produzir o Plano Estratégico para o Desenvolvimento Regional, priorizando os seguintes eixos: Turismo, Indústria e Agronegócio.

 PROGRAMA LIDER

 Verifica-se, nas últimas décadas, uma evolução do conceito de desenvolvimento a partir da sua dimensão espacial. Nesse sentido, o conceito governança territorial ganha força para referir-se ao conjunto de iniciativas ou ações que denotam a capacidade que uma sociedade organizada territorialmente possui para gerir os assuntos públicos a partir do envolvimento coletivo e consorciado dos atores sociais, econômicos e institucionais, incluindo o Estado nas suas diferentes esferas, ampliando-se dessa forma a possibilidade de estímulo à coesão territorial.

A resposta a esse desafio veio por meio do LIDER, um acrônimo para Liderança para o Desenvolvimento Regional.

No ano de 2010, o Sebrae desenvolveu a metodologia LIDER, cujo objetivo é mobilizar, qualificar e integrar as lideranças para o desenvolvimento de uma região. O LIDER foi concebido para mobilizar e apoiar as lideranças para a efetivação das vocações e otimização dos recursos locais, com ênfase nos pequenos negócios. Para promover a integração, a organização política e a qualificação das lideranças para a formulação, implantação e gestão, de forma empreendedora e participativa, das políticas de interesse público e regional.