Moda

Sebrae Rio lança edital para seleção de empresas de moda sustentável

As inscrições estão abertas até o dia 25.

O Sebrae Rio seleciona 50 empresas do setor de moda do Estado do Rio de Janeiro para participar da segunda edição do projeto Sebrae Moda Sustentável. Podem se candidatar microempreendedores individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte dos segmentos de vestuário, acessórios em couro, calçados, bijuterias e joias que dialoguem com as tendências globais no que se refere ao desenvolvimento sustentável.

 

As inscrições são gratuitas e deverão ser feitas até o dia 25 de junho. O regulamento e o formulário de inscrição estão disponíveis em https://bit.ly/2KyR5V5

 

Com duração de nove meses (agosto/2019 a abril/2020), o projeto visa aumentar a competitividade e a inovação dos pequenos negócios de moda, com a introdução de boas práticas de gestão, que priorizem a alta qualidade dos produtos; a otimização de processos e uso de recursos; o desenvolvimento de relações sustentáveis; e o posicionamento das marcas, contribuindo para o crescimento das mesmas nos mercados nacionais e internacionais.  As atividades serão oferecidas dentro de quatro eixos de atuação: Capacitação e Informação, Acesso à Tecnologia e Inovação, Consultoria Individual em Gestão, e Apoio para participação em eventos de mercado e novas oportunidades de negócios.

 

— As grandes mudanças no comportamento de consumo da sociedade vêm impactando fortemente os modelos de negócios de moda em todo o mundo. Sendo necessário ressignificar a moda e criar novas estratégias para repensar o ciclo completo do produto, da concepção das peças até a reutilização de materiais. Nesse contexto, as pequenas empresas assumem um papel fundamental, pois muitas já nasceram com modelos de negócios que buscam o desenvolvimento sustentável — afirma a analista do Sebrae Rio, Alessandra Mahmoud.

 

Em 2018, 69% das empresas participantes da primeira edição do projeto ajustaram seu processo produtivo (consumo de energia, redução do uso de insumos, tratamento de resíduos etc) visando tornar seu negócio mais sustentável economicamente; 73% adotaram alguma nova prática sustentável inovadora em sua empresa no último ano; e 78% buscaram um novo contato / parceria com novos fornecedores para tornar o negócio mais sustentável.

 

A CAÍQUES é uma das empresas participantes da edição 2018. Ela produz calçados artesanais com retalhos de couro que são descartados da produção de Franca e solado de pneu de avião. Parte da produção é feita a mão, reduzindo a utilização de máquinas e, consequentemente, de combustíveis fósseis. A loja ainda conta com um artesão que fica disponível para fazer reparos e ajustes, garantindo atendimento personalizado e pessoal, conforto para quem usa e que a peça tenha maior durabilidade e a embalagem do produto é um saco de pano que pode ser reutilizado.