Sustentabilidade

Sebrae Rio incentiva os ODS nos municípios do Programa Cidades Empreendedoras

Mesquita é município referência em boas práticas de sustentabilidade do Programa Cidades Empreendedoras do Sebrae Rio.

O município implantou o projeto “Escola Sustentável” com mais de 50 catadores de cooperativas e associações da região que fazem a coleta seletiva nas escolas e nas residências de Mesquita.

Em uma iniciativa pioneira, o Sebrae Rio identificou uma série de oportunidades para desenvolvimento e disseminação de ações que contribuam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Os ODS fazem parte do documento Transformando Nosso Mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável e refletem um conjunto de temas que são fundamentais para os governos e para a sociedade, a fim de abordar questões das dimensões sociais, econômicas, ambientais e institucionais.

Foram priorizados quatro dos dezessete Objetivos: 2. Fome zero e agricultura sustentável, 11. Cidades e comunidades sustentáveis, 12. Consumo e produção responsáveis, e 15. Vida terrestre. Eles serão trabalhados junto aos municípios atendidos pelo Programa Cidades Empreendedoras em 2019.

Esses ODS têm com foco a promoção da agricultura sustentável, do consumo e produções mais sustentáveis e da proteção dos ecossistemas terrestres.