Empreendedorismo

Sebrae Rio comemora o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa com grande evento no CRAB

Numa bem-sucedida ação de aproximação com os jovens, o Sebrae Rio preparou um grande evento no CRAB em parceria com a Federação das Empresas Juniores do Estado do Rio de Janeiro (RioJunior) e com a Feira Tiradentes Cultural, no sábado (5).

O Sebrae Rio investirá na parceria com empresas juniores e na construção de um plano estratégico para desenvolver programas e projetos para os jovens empreendedores fluminenses. O anúncio foi feito pelo presidente da Fecomércio e do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae Rio, Antonio Florencio Queiroz, durante evento no CRAB, no sábado (5), pelas comemorações do Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa. "A ousadia e o espírito empreendedor dos jovens líderes do movimento Empresa Júnior são fundamentais nesta parceria que selamos hoje. Temos muito que aprender com vocês, queremos absorver a linguagem e desenvolver projetos aderentes aos anseios da juventude", comentou.

Ao reforçar as palavras de Queiroz, o diretor-superintendente do Sebrae Rio, Antonio Alvarenga, disse que será criada uma coordenação para trabalhar com jovens empreendedores. "Convido os presidentes das empresas juniores a apresentar o planejamento estratégico da Rio Júnior que servirão de base para o desenvolvimento de projetos do Sebrae Rio", afirmou.

Já o presidente da RioJúnior, Felipe Rochefeller, agradeceu pela oportunidade e se disse surpreso e animado com a possibilidade de trabalhar com o Sebrae Rio: "Eu desconhecia esse viés do empreendedorismo focado nos jovens do Sebrae. O movimento de empresa júnior (MEJ) acontece sobre três pilares: projeto, cultura empreendedora e gestão. Queremos superar desafios e inspirar mais pessoas com os valores do movimento. O Sebrae Rio é um player estratégico para nós pela abrangência e pelo reconhecimento da sociedade em prol do empreendedorismo", comentou.

O encontro, na Midiateca do CRAB, contou com a presença de 50 jovens líderes do movimento Empresa Júnior, que reúne mais de 2.500 estudantes. Antes, os presentes assistiram à palestra inspiradora do técnico de vôlei Bernardinho e depois aproveitaram as atividades do evento Tiradentes Cultural, na praça em frente ao CRAB.

Paralelo ao encontro das lideranças, dez consultores juniores aplicaram um breve diagnóstico para levantar as necessidades por temas de gestão junto aos empreendedores/expositores da Feira Tiradentes Cultural. Denominada Fast Consulting, a iniciativa, alinhada às diretrizes do Sebrae, terá como resultado a criação de uma trilha de conhecimento, com capacitações e consultorias individualizadas para cada um dos empreendedores abordados, em ações executadas pelo Sebrae e pelas empresas juniores.

O objetivo é atender as necessidades apontadas pelos empreendedores dentro do conceito de uma nova gestão empresarial. Este é um desafio que o Sebrae tem pela frente e, por isso, a aproximação com as cabeças jovens pensantes da nova era do empreendedorismo. O evento realizado pelo Sebrae teve um caráter de celebração. Coragem, resiliência, perseverança foram palavras de ordem durante todo o dia.

Os participantes aproveitaram a feira gastronômica e de artesanato da Tiradentes Cultural. Eles degustaram as delícias da culinária brasileira da barraca Quitanda, a cerveja premiada da Malte Carioca e os sanduíches famosos do Hugro, entre vários outros. 

Das 14h às 18h, na sala de oficina do CRAB, a atriz e produtora cultural Carol Oliveira encantou as crianças com oficinas e contação de histórias. No palco da Tiradentes, três atrações animaram a festa. Às 15h30, o Baile Artesanal apresentou muita MPB com tempero inusitado.

Às 17h, o Bloco Superbacana fez o público, estimado em mais de mil pessoas, tirar o pé do chão com sucessos de Caetano, Gil, Mutantes, Tom Zé, Jorge Bem Jor, Secos e Molhados, Nação Zumbi e Baiana System em ritmo de carnaval. E, às 19h, o forró de Beto Argôlo transformou a Praça num grande baile.

Veja o álbum completo na página do Sebrae Rio no Facebook.