Negócios de Impacto

Sebrae realiza raio-X sobre os negócios de impacto social no Estado do Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, a principal área de impacto nos negócios é educação (36%).

 No Estado do Rio de Janeiro 79% dos negócios de impacto são formalizados e têm como objetivo a redução das desigualdades (50%) e de problemas relacionados à educação (36%). O levantamento, realizado pelo Sebrae Rio, demonstra ainda que 43% desses negócios existem há mais de cinco anos e que sua principal fonte de recursos é oriunda de investimento próprio (83%).

 

Os dados do Rio de Janeiro são baseados no estudo nacional da Pipe Social. Os levantamentos foram estruturados para detectar os desafios, as percepções e as oportunidades desse novo setor da economia - o 2.5, com ênfase em negócios das áreas de educação, saúde, serviços financeiros, cidadania, cidades e tecnologias verdes.

 

 Acesse os dados do Estado do Rio de Janeiro.

 

De acordo com a analista do Sebrae Rio Juliana Cristina de Oliveira, a partir da análise nacional da Pipe Social foi possível direcionar o estudo do Estado do Rio de Janeiro. “Com o raio-X do estado é possível desenhar e entender as necessidades dos negócios de impacto para desenhar ações e entender os gargalos desses negócios e fazer um comparativo com a realidade nacional. Com esses dados, podemos verificar quais são os principais problemas desenvolvidos pelos empresários do setor.”

 

Em julho, começarão quatro ciclos do Programa Impacta, definidos a partir do raio-X. “Vamos realizar a aceleração de negócios do setor de base tecnológica, da base da pirâmide, ambientais e também vamos escolher um município do interior fluminense para atuar na resolução de um problema específico da região”, afirma Juliana Oliveira.

 

O Impacta é um programa de aceleração que busca um upgrade para modelos de Negócio de Impacto Social já iniciados. Ele engloba um conjunto de mentorias individualizadas, workshops e consultorias de especialistas, que é focado no avanço do negócio para uma próxima etapa de desenvolvimento.

 

A segunda edição do Mapa de Negócios de Impacto Social + Ambiental, conduzido pela Pipe.Social está disponível para consulta.