Cultura

Praça Tiradentes comemora o Dia da Micro e Pequena Empresa com feira, shows e leitura de livros

Edição especial da Tiradentes Cultural, em parceria inédita com o Sebrae Rio e CRAB, vai ter ainda estande para orientação empresarial e espaço de exposição e venda de peças de designers

Dia 5 de outubro, sábado, o Sebrae Rio vai comemorar o Dia da Micro e Pequena Empresa em parceria inédita com a Tiradentes Cultural. Vão ocorrer várias ações culturais na Praça Tiradentes: flash mob na porta do Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB), feirinha com comida e bebidas premiadas, artesanato, mostra de designers, shows, exposições de graça e lounge do Sebrae Rio para orientação empresarial, em parceria com o movimento Empresa Júnior.

Na edição especial Prima Vera, que começa às 13h, a tradicional feira da Tiradentes Cultural ganhará um novo espaço para exposição e venda de peças de designers brasileiros: o Mercado de Arte e Design Tiradentes Cultural, iniciativa em parceria com a área de Economia Criativa do Sebrae Rio. Na parte gastronômica, destaque para a comida brasileira da barraca Quitanda, a cerveja premiada da Malt Carioca e os sanduíches famosos do Hugro, entre vários outros.  Das 14h às 18h, a atriz e produtora cultural Carol Oliveira vai contar muitas histórias para as crianças.

No palco, três atrações animam a festa. Às 15h30, o Baile Artesanal vai apresentar muita MPB com tempero inusitado. Às 17h, tem o Bloco Superbacana, com sucessos de Caetano, Gil, Mutantes, Tom Zé, Jorge Bem Jor, Secos e Molhados, Nação Zumbi e Baiana System em ritmo de carnaval. E, às 19h, o forró de Beto Argôlo encerra a programação musical.

“Com essa parceria, estamos contribuindo ainda mais para a revitalização da Praça Tiradentes. Temos, como espaço de promoção cultural que valoriza o patrimônio histórico, pois o CRAB está instalado em prédios do século 18, a responsabilidade também de vitalizar essa área, que guarda tanta memória da cidade do Rio de Janeiro”, explicou Rony Oliveira, gerente do CRAB e de Economia Criativa do Sebrae Rio.

Exposições de graça

Além das atrações na praça, o público poderá visitar o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (CRAB). Há duas exposições em cartaz, com entrada gratuita. A Mostra CRAB, comemorativa dos 3 anos do espaço cultural, reúne 300 obras expostas em três salas. Elas retratam o trabalho de artesãos de vários pontos do país, como as famosas Bonecas de Zezinha (Maria José Gomes da Silva, de Turmalina, MG), os Leões de Mestre Nuca (de Tracunhaém, PE), as Cabeças de Irinéia (Irinéia Rosa Nunes da Silva, de União dos Palmares, AL) e as Flores do Cerrado, das artesãs do entorno do Distrito Federal.

 No segundo andar, continua em cartaz a grande exposição Brasilidade Na Arte Popular, fruto da parceria solidária entre CRAB e o museu Casa do Pontal, afetado pelas chuvas de abril. Ela tem mais de 500 peças, entre elas obras raras e especiais, como o Boi e os Violeiros, de Mestre Vitalino, a Banda de Pífaros, de Luiz Antônio, e a engenhoca Carnaval e o Realejo de Adalton Fernandes.

Sobre o CRAB

Criado em março de 2016 num conjunto de três prédios históricos da Praça Tiradentes, o CRAB tem como missão promover o artesanato nacional e contribuir para qualificar a imagem dos produtos feitos à mão no Brasil. Paralelamente, o CRAB também se transformou num espaço cultural de múltiplas atividades, em permanente troca com os demais equipamentos culturais da região. Em suas galerias, há uma conexão com outros segmentos criativos, como o design, a arquitetura, a música, o audiovisual, a literatura, a dança, as mídias e a cultura popular.