Gastronomia

Parceria para aulas de gastronomia atende mulheres que querem empreender

Sebrae Rio, Prefeitura de Volta Redonda e o IGA realizarão aulas de gastronomia no município

Sebrae Rio, Prefeitura de Volta Redonda e o IGA – Instituto Gastronômico de Volta Redonda realizarão, nos dias 25 de abril e 2 de maio, aulas de gastronomia para ensinar técnicas de fabricação de trufas, bombons finos e cookies para as moradoras dos empreendimentos Minha Casa Minha Vida e dos condomínios Jardim Cidade do Aço e Belmonte.  Durante as aulas, 40 empreendedoras terão a chance de comercializar as produções desenvolvidas com o tema Dia das Mães. Os produtos serão vendidos no quiosque do Mercado Popular Municipal, em eventos promovidos pela prefeitura (feiras de artesanato e produtos) e por meio do Facebook.

 

Desenvolvido desde 2018, as empreendedoras moradoras destes condomínios já participaram de cursos sobre empreendedorismo, formação de preço, vendas, gestão e receberam informações sobre legalização como Microempreendedor Individual (MEI).  “O objetivo destas capacitações é promover a valorização dos moradores, mulheres em sua maioria, por meio do incentivo ao associativismo e empreendedorismo, para a promoção do desenvolvimento local sustentável e a geração de emprego e renda da comunidade”, afirma Ana Lúcia Lima, coordenadora do escritório regional do Sebrae no Médio Paraíba.

 

Estudos demonstram que o setor de gastronomia vem sendo desenvolvido e se destaca como a opção mais procurada pelas moradoras da região para a geração de renda. No mês de abril, em parceria com a loja Cristal, foram realizadas oficinas de ovos de páscoa para 40 mulheres empreendedoras, que já estão divulgando e recebendo os pedidos para a Páscoa.