Gastronomia

Países da Copa: 3º Festival de Inverno de Campos traz culinária internacional para Campos

O festival acontece de 21 de junho a 8 de julho nos restaurantes participantes

Começa hoje, dia 21 de junho, a 3° edição do Festival de Inverno da Liga Gastronômica de Campos, que este ano tem como tema países da Copa. Até o dia 8 de julho, os 20 restaurantes que integram a Liga vão oferecer pratos especiais da culinária típica de países que estão participando da Copa do Mundo, com preço fixo de R$ 34,90. O evento é uma parceria do Sebrae/RJ e da Liga Gastronômica.

No cardápio, a Rússia é representada pelo medalhão de ombro de porco, enquanto o Marrocos (já eliminado na Copa) pelo tajine feito de cordeiro de leite. Frutos do mar à moda belga, almôndegas alemãs, o tradicional bacalhau com natas, tortillas de trigo mexicanas, mix árabe, fondue de queijo da Suíça, e a brasileiríssima carne de sol com manteiga de garrafa também estão do ne festival. Há ainda pratos da culinária francesa, colombiana, inglesa, australiana, uruguaia, polonesa, argentina, croata, espanhola, peruana e sueca.

O cardápio completo do evento pode ser conferido nas mídias sociais: no Facebook, Liga Gastronômica de Campos, e no Instagram, @ligagastronimicacampos. 

Ronaldo Junior, empresário do restaurante Vó Carmita e presidente da Liga, acredita que o evento proporciona aumento no movimento dos restaurantes e opções diferenciadas para os turistas e público local. "A cada festival, os restaurantes, seus chefs e equipes, têm se dedicado ainda mais para que tudo seja um sucesso. Iniciativas como essa e parcerias como a que temos com o Sebrae, fazem com que a gastronomia da nossa região evolua de forma constante", ressalta. 

Fazem parte da Liga e participarão com pratos temáticos para o festival os seguintes restaurantes: Antônio, Columbia, Columbia Alameda, Confraria Gourmet, Detroit Steakhouse, Dom, Grano Vitale, La Patria, Madison, Palace Gourmet, Piccadilly, Resenha Sports Bar, Romano, Sagritos, Sal da Terra, Secreto, Seu Evaldo, Speciale, Vitela e Vó Carmita. 

 

Confira o cardápio completo:

-  Seu Evaldo (França)  - Fraldinha à Bourguignon com Tagliatelle e cebola crocante.

- Speciale (Marrocos) – Tajine de cordeiro de leite com couscous e pesto de hortelã.

- Vitelo (Uruguai) – Bife ancho uruguaio com arroz 7 grãos e batata canoa.

- Recanto Vó Carmita (Polônia) – Pierogi recheado de arroz cremoso de filet mignon suíno, salteado em manteiga de sálvia com guisado de alcatra e cogumelos ao vinho e chips de batata.

- Antônio (Bélgica) – Frutos do mar à moda belga: camarão, polvo, lula e mexilhão em arroz arbóreo.

- Columbia Alameda (Colômbia) – El Caribe Colombiano: camarão empanado com coco, arroz cremoso, purê de banana da terra e redução de coentro. Acompanha geleia de manga apimentada.

- Columbia (Alemanha) – Königsberger: almôndegas alemãs com molho de raiz forte servido com batatas e alcaparras.

-  Confraria Gourmet (Portugal) – Bacalhau com natas: Lascas de bacalhau gratinado com natas, acompanhado de arroz branco e legumes salteados.

-  Detroit Steakhouse (México) – Detroit’s Quesadilla: Tortillas de trigo recheadas com frango ou costela, queijo, tomate, cebola e molho especial.

-  Dom Gastronomia (Brasil) – Bem Brasil: Carne de Sol refogada na manteiga de garrafa com cebola roxa, arroz do agreste, queijo coalho, paçoca de dendê e chips de banana.

-  Grano Vitale (Croácia) - Risoto nero de sepia com lula gralhada.

-  La Patria (Suécia) – Gravlax Med Räkröra – Salmão curado, camarão, creme de iogurte com ovo e dill sobre batata corada.

-  Madison (Inglaterra) – Filé Wellington Madison – Mignon envolvido no bacon e massa folhada, servido com molho ou risoto de cogumelos, aspargos e cenoura no vapor.

-  Palace Gourmet (Espanha) – Camarão com ervas finas acompanhado de risoto de açafrão.

-  Picadilly Bar (Argentina) – Bife de Chorizo Angus com chimichurri acompanhado de anéis crocantes de cebola, batata rústica e farofa de calabresa.

-  Resenha (Austrália) – Aussie Taste: Tábua com costela de porco com molho barbecue, batatas fritas picantes com molho australiano e manteiga de ervas.

-  Romano (Peru) – Parihuela: Sopa de frutos do mar com pão artesanal feito na casa.

-  Sagritos Botequim (Arábia Saudita) – Mix Árabe: kafta, quibe, pasta de grão de bico, coalhada seca, babaganuche e pão árabe.

-  Sal da Terra (Suíça) – Fondue de queijo emmenthal e gruyere acompanhado de batata noisette, pães e grissini da casa.

-  Secreto (Rússia) – Medalhão de ombro de porco desfiado sobre draniki, berinjela defumada com vinagrete de beterraba assada e mel.