Gastronomia

II Fórum Gastronômico Sebrae na Mesa é sucesso em Paraty

Empresários do setor participaram de palestras, trilha de negócios e de uma aula show com três chefs renomados em evento que homenageou as Cidades Criativas da Gastronomia

Empresários do segmento de alimentação fora do lar lotaram na última terça-feira (30) o auditório da Pousada Villas de Paraty no primeiro dia do II Fórum Gastronômico Sebrae na Mesa na Costa Verde. O evento que homenageou as Cidades Criativas da Gastronomia eleitas pela Unesco contou com palestras, debate e uma aula show com três renomados chefs, que deixou todo mundo com água na boca. O Fórum, que está sendo concluído nesta quarta-feira (31) com uma trilha de negócios onde as empresas do setor de alimentos interagem com fornecedores de diversos produtos e serviços, faz parte da programação da 10ª Folia Gastronômica de Paraty, que vai até domingo, dia 4. 

O destaque do primeiro dia de evento foi o debate seguido de aula show a seis mãos: Thiago Castanho, do restaurante paraense Remanso do Bosque; Jaime Barcelos, do catarinense Ostradamus; e Ana Bueno, do paratiense Banana da Terra, organizadora da Folia Gastronômica. Em comum, eles representam três cidades brasileiras que receberam o título internacional de Cidades Criativas da Gastronomia. 

“Em uma Cidade Criativa da Gastronomia, a gente resgata a cozinha da mãe, faz preparos com o que se tem no quintal para deixar lembranças em quem prova e aquela vontade de voltar, e não só os restaurantes ganham, mas toda a comunidade”, analisou Jaime Barcelos. “Os clientes compram uma experiência, uma tradição, uma história, os ingredientes regionais”, acrescentou Thiago Castanho. 

Como exemplo de ganho para a comunidade, Ana Bueno falou do projeto Escola de Comer, que mudou o cardápio das escolas da rede municipal de Paraty e fortaleceu a agricultura local e a gastronomia. “Tenho muito orgulho de participar do projeto, assim como da Folia Gastronômica, importante para troca de experiências e nossa valorização”, afirmou Ana, cujo sentimento é dividido com a secretária de Cultura de Paraty, Cristina Maseda: “A cidade está compartilhando com o mundo sua gastronomia diversificada, com o objetivo de gerar um futuro melhor para quem vive aqui e uma experiência inesquecível para quem nos visita”. 

Sobre experiência gastronômica, Simone Oliveira, consultora do Sebrae, fez uma palestra aos empresários chamando atenção para o quanto é fundamental um bom atendimento. “É preciso se colocar no lugar do cliente, hoje as pessoas consultam as mídias sociais para ver avaliações antes de comprar”, alertou. As novas tecnologias utilizadas nos negócios e a importância da empatia foram destacadas na apresentação de Gil Giardelli, especialista em inovação e economia digital. “Há muitas inovações tecnológicas, produtos digitais por exemplo que permitem produzir uma cerveja segundo a leitura do DNA do cliente, por outro lado há um movimento para a desconexão e nada substitui a empatia, a humanização”, enfatizou. 

Após tanta reflexão e debate, o primeiro dia do Fórum Gastronômico terminou com uma verdadeira aula dos chef convidados e a degustação de três pratos de dar água na boca. Ana preparou uma entrada de marmelada de maracujá usando inclusive a casca da fruta, maionese com emulsão de laranja e palmito pupunha, camarão e telha de coentro. Jaime cozinhou uma espécie de paella com pimentões, cebolas, gengibre e alho flambados na cachaça de sassafrás e anis, lula, camarão, polvo, arroz, maçã verde, figo seco e amêndoas tostadas. Enquanto Thiago arrematou com um mousse de chocolate 100% cacau da Ilha do Combu (PA), chip de mandioca com chocolate, farofa de chocolate e compota de cupuaçu. 

Ainda neste primeiro dia de Fórum, fornecedores expuseram diversos produtos e serviços aos empresários, como cafés, conservas, bebidas, louças, máquinas, produtos de higiene, softwares para bares e restaurantes, seguros, produtos de higiene, tábuas de madeira, uniformes, entre outros.  Já nesta quarta-feira, houve uma trilha de negócios, em que todas as pequenas empresas da área de alimentação e os fornecedores puderam se apresentar uns aos outros, trocar informações e abrir portas para novos negócios. 

Em 2019, o Sebrae na Mesa terá uma programação de capacitações para atender os empresários do setor de alimentação fora de lar na Costa Verde. “Nossa missão é levar conhecimento e atuar em parcerias para o desenvolvimento local e o fortalecimento dos pequenos negócios”, destacou Mariângela Rossetto, coordenadora da Área de Alimentos do Sebrae Rio. Agora é só aguardar!