Turismo

Grupo LIDER vai apresentar o Projeto de cicloturismo

Reunião será realizada na sede do Sebrae em Volta Redonda contará com a presença de especialista em mobilidade e turismo da Coppe/UFRJ

O pesquisador do Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e Turismo da Coppe/UFRJ (Planett), Luiz Saldanha, fará palestra no Sebrae Rio neste sábado, 12 de janeiro, às 9h30, para falar sobre mobilidade, destacando o cicloturismo e a importância desta atividade para o desenvolvimento local e regional. Ele participa da reunião do grupo LIDER do Eixo Turismo, que coordena o Projeto Cicloturismo Regional. A reunião também contará com a presença de integrantes do LIDER e terá palestra do secretário Municipal de Desenvolvimento e Turismo de Volta Redonda, Joselito Magalhães.

Neste encontro, o coordenador do Eixo Turismo, Marcelo Carrasco, vai fazer uma apresentação do Projeto LIDER e o Coordenador Núcleo Cicloturismo, Evandro Queiroz Glória, vai apresentar o Projeto Cicloturismo Regional, que já promoveu dois, de cinco Pedais de Reconhecimento previstos com o objetivo de mapear a rota ciclística (cicloturística) da região e criar um circuito oficial para moradores e turistas. A previsão é que o circuito completo tenha cerca de 450 Km passando pelas cidades de Valença, Vassouras, Barra do Piraí, Piraí, Rio Claro, Pinheiral, Volta Redonda, Barra Mansa, Quatis, Porto Real, Resende e Itatiaia. “A ideia é que o ciclista possa começar e finalizar o passeio a partir de qualquer ponto que desejar dentro do circuito, com a indicação dos serviços disponíveis no trajeto. Estamos calculando que, em média, os ciclistas deverão pedalar no mínimo 50 Km por dia conhecendo as belezas naturais e atrativos da região”, explicou Evandro.

O Lider

O LIDER - Liderança para o Desenvolvimento Regional - é uma iniciativa do Sebrae que já vem sendo desenvolvida em 17 regiões de 12 estados brasileiros. A região do Médio Paraíba é a primeira do estado do Rio de Janeiro a iniciar o programa, reunindo líderes regionais com a missão de pensar o desenvolvimento regional de forma mais sustentável, do ponto de vista econômico e social. Os líderes regionais representam as 12 cidades da região que aderiram ao Programa iniciado em outubro de 2017. No final de 2018, foi realizado o 1º Fórum de Desenvolvimento LIDER, que marcou o lançamento do Plano de Ação para a região do Médio Paraíba.

A metodologia do LIDER surgiu em 2008 e foi concebida pelo Sebrae Nacional para mobilizar e apoiar as lideranças para a otimização dos recursos locais, com ênfase nos pequenos negócios. O objetivo é unir as lideranças de um determinado território para discutir e planejar a região a longo prazo, promovendo a qualificação dessas lideranças para a criação, formulação e implantação de um programa de desenvolvimento regional, e seus mecanismos de sustentação.

 

Serviço:

Reunião do Eixo Turismo do LIDER

Data: 12/1/2019 – a partir das 8h30

Endereço: Sebrae em Volta Redonda – Av. Paulo de Frontin, 463 – Aterrado