Maratona

Grupo de 17 empreendedores disputa a final da Maratona de Negócios Sociais

Evento está sendo promovido pelo Sebrae/RJ na Feira do Empreendedor

Ajudar em causas de interesse social e ambiental e ao mesmo tempo obter lucro, gerando emprego e renda. Esse é o objetivo dos 17 finalistas da Maratona de Negócios Sociais promovida na Feira do Empreendedor do Sebrae/RJ, que se encerra às 21h deste domingo (30), no Riocentro. Somente os seis microempreendedores vencedores da maratona poderão colocar suas ideias em prática a partir da capacitação, qualificação, treinamento e aceleração que receberão como prêmio. 

Antes da realização da Feira do Empreendedor, o Sebrae/RJ recebeu 207 inscrições de projetos de Negócios Sociais, dos quais 53 foram aprovados para participar da maratona durante o evento. Neste sábado (29), após dois dias de imersão em intensos treinamentos, orientações, práticas e avaliações, 17 projetos foram escolhidos para disputar a final, que vai eleger seis vencedores.

Durante o domingo, os finalistas participarão de pitch (apresentação) com duração de sete minutos, que serão cronometrados com rigor, para falar de seus projetos e da viabilidade dos mesmos como negócio. 

Para o finalista Eliandro Maurat, idealizador do projeto ‘Clubinho Salva-vidas’, a Maratona de Negócios Sociais do Sebrae/RJ é uma grande oportunidade para quem, de alguma forma, quer colocar seu negócio em prática, ao mesmo tempo em que ajuda as pessoas. “É através dos negócios sociais que a gente pode alcançar nichos que o poder público não exerce sua função como deveria. Dessa forma, é possível resolvermos várias demandas com uma só iniciativa. Podemos obter lucro, ao mesmo tempo em que damos resposta a uma demanda, gerando emprego e renda”. 

O ‘Clubinho Salva-vidas’ que consiste em um site com jogos educacionais interativos para crianças, que ensina, além de regras de trânsito, iniciativas de respeito ao meio ambiente e exercício da cidadania. 

Já Willian Itabashi e Gustavo Freitas, do projeto finalista ‘Stop and Clean’ - que trata da criação de postos de coleta e refil de materiais de limpeza para condôminos e condomínios da cidade – os negócios sociais viabilizam tornar interessante segmentos que a economia tradicional não enxerga como potencial ramo de negócio. “O importante é levar soluções para demandas sociais que existem no mercado, ao mesmo tempo em que você contribui para melhoria e preservação do meio ambiente”, explica Itabashi. 

As apresentações (pitches) serão avaliadas por uma banca de avaliadores qualificada, composta por investidores, aceleradoras, incubadoras e provedores de serviços, que é composta por: Priscila Martins (Artemisia), Anna Aranha (Instituto Quintessa), Daniela Karst (Instituto Ventura), Andressa Trivelli (Social Good Brasil), Murilo Farah (Benfeitoria), Rob Packer (Sitawi), Julia Dias (Endeavor) e Taciana Abreu (Yunus Negócios Sociais). 

A premiação e encerramento da Maratona de Negócios Sociais da Feira do Empreendedor do Sebrae/RJ acontecerá às 18h, com entrega de medalhas e escolha dos prêmios, como: entrada no processo seletivo de aceleração do Instituto Quintessa e NESsT já na fase final; vaga no Yunus Social Bussiness Lab 2015; bolsa integral para formações online em Negócios Sociais da Artemisia e Endeavor; coaching da Aporé, Instituto Quintessa, Broota e Instituto Ventura; campanha personalizada de crowdfunding na plataforma Benfeitoria; consultoria de comunicação sistêmica da Clô Comunicacao; e utilização gratuita do espaço de coworking na Experimental. 

Entre os mentores dos empreendedores sociais estão os seguintes empresários: Frederico Rizzo, da Broota; Bruno Peroni e Márcio Jappe, da Semente Negócios; Alice Neves, da Aporé; Antônio Cardoso, da Experimental; e Leo Fillardi, da Shell Iniciativa Jovem. Farão parte também da mentoria os representantes do Sebrae Rodrigo Carvalho, do Sebrae e Júlio Lêdo. 

Finalistas (nome dos projetos)

- Colist

- Favela Digital

- Gama.TV

- Ganbatte

- Grupo do Parque

- Metamorfosis.vc

- Netsaúde

- Sacada

- Stop and Clean

- Acupuntura para todos

- Clubinho Salva Vidas

- Gerando renda através do turismo

- Givercard

- Humanus RH

- Zakarrey Pessoas

- Ecoartesanato

- Convexo

 

Feira do Empreendedor  

A Feira do Empreendedor acontece até 30 de novembro, no Riocentro, na Barra da Tijuca, das 12h às 21h. Estão programados 350 palestras e workshops em várias áreas de atuação; sendo 144 estandes distribuídos por 21 mil m2 com oportunidades de negócios para potenciais empreendedores e micro e pequenas empresas, além de oficinas, apresentações de inovações, lojas conceitos e consultoria. São esperadas 30 mil pessoas nos quatro dias de evento.

Entre as novidades da edição deste ano está a Sessão de Negócios, onde qualquer empreendedor poderá, a partir de agendamento, sentar em uma mesa com outros 20 empresários e apresentar sua empresa.

Haverá mesas específicas, por exemplo, para quem quiser fornecer para o Comitê Rio 2016, responsável pela organização dos Jogos Olímpicos. Pela primeira vez, a feira trará também o Espaço Comércio Eletrônico, onde empresas já consolidadas no mercado, como Facebook e UOL, irão auxiliar os empresários na inserção do seu negócio no mundo digital.

 

Serviço Feira do Empreendedor:

Local: Riocentro - Avenida Salvador Allende, 6555

Data: 27 a 30 de Novembro

Hora: 12h às 21h

Site: http://feiradoempreendedor.rj.sebrae.com.br/