Agronegócios

Green Rio terá maratona de ideias para o setor de agronegócios

De 24 a 26 de outubro o Desafio online visa gerar soluções inovadoras para atender demandas tecnológicas para o crescimento rural sustentável

De 24 a 26 de outubro será realizado o Desafio Green Rio, maratona de ideias online com objetivo de gerar soluções inovadoras para atender demandas tecnológicas para o crescimento rural sustentável com foco nos eixos: Digitalização no Campo, Inovação Tecnológica Sustentável e Economia Verde. As inscrições são gratuitas e podem participar estudantes e profissionais com ideias e projetos potencialmente inovadores para o setor de agronegócios. O prazo encerra na quarta (21) e as inscrições podem ser feitas por meio do formulário disponível na internet em https://forms.gle/jzyY9aCMBoU3P1Ny5.

 

Para esta edição, o Sebrae Rio apoiará o Green Rio com conteúdos voltados para estimular o empreendedorismo e estabelecer conexões entre as soluções inovadoras e o mercado (investidores, potenciais clientes, parceiros, entre outros). Serão realizados Workshop de Modelagem e Validação de Negócios, Mentorias e Workshop Pitch Eficaz durante o Desafio.

 

"A realização de maratonas de negócios tem demonstrado que os participantes aproveitam a competição para aprimorar ou desenvolver ideias inovadoras. Após as competições, aproximadamente, 17% apresentam as soluções para o mercado em busca de potenciais clientes e investidores. Em um cenário de pandemia e alto índice de desemprego, contar com metodologia ágeis e mentorias de profissionais experientes pode ser uma grande oportunidade para desenvolver soluções que atendam aos principais desafios da sociedade", destaca Marília Sant'Anna, analista do Sebrae Rio.

 

Desafio Green Rio - Serão selecionadas até 10 propostas inovadoras que alcancem um dos eixos temáticos As atividades serão realizadas online, em link pela Plataforma Zoom. As três equipes melhores pontuadas ganharão uma viagem para visitar a Bayer Forward Farm, da Bayer, em Goiás, com logística e custos inclusos. 


O Desafio terá a participação de mentores especialistas nas áreas temáticas e de gestão. Ao final do evento, os participantes deverão apresentar uma proposta de negócios que esteja relacionada a um dos temas a uma banca de jurados composta por representantes de mercado. As apresentações serão em formato de pitchs de até três minutos de duração, para potenciais investidores e parceiros. O regulamento completo está disponível em: http://www.greenrio.com.br/index.php/desafio-green-rio/

 

Agricultura digital entre produtores brasileiros - Pesquisa realizada pelo Sebrae, em parceria com a Embrapa e o INPE, demonstra que a agricultura digital pode ser entendida como um conjunto de tecnologias de comunicação e informação e análises espaciais que permite ao produtor rural planejar, monitorar e gerenciar as atividades operacionais e estratégicas do sistema de produção. Além das tecnologias já consolidadas, como a automação, a agricultura digital envolve o potencial uso de aplicativos, redes sociais, plataformas digitais, internet das coisas, inteligência artificial, computação em nuvem, big data, blockchain, criptografia, entre outros. O levantamento indicou que 84% dos produtores utilizam em seu processo produtivo pelo menos uma dessas tecnologias. Eles utilizam a tecnologia para o planejamento das atividades de produção (66%), para gestão da propriedade rural (43%) e para a compra e a venda de insumos e produtos (40%). A pesquisa demonstrou ainda que 16% desses produtores ainda não utilizam nenhuma dessas tecnologias.