Petróleo

Descomissionamento é tema de seminário em Macaé

Rede Petro-BC e Sebrae/RJ reúnem especialistas para debater o cenário com empresários da região

O descomissionamento de plataformas e sistemas de produção offshore é um assunto recente no Brasil – e que gera muitas dúvidas para os empreendedores e empresários que atuam na cadeia produtiva de Petróleo e Gás. Mas a proximidade do término de contratos de concessão e o fim da vida útil de algumas estruturas operacionais mostram que a etapa do descomissionamento está cada vez mais próxima.

E este novo mercado poderá abrir muitas oportunidades para as empresas que atuam na Bacia de Campos. Por isso, a Rede Petro-BC e o Sebrae/RJ realizam nesta quinta-feira, dia 12 de julho, em Macaé o Seminário Descomissionamento: Os desafios do Setor de Óleo e Gás. O objetivo é levar informações para que as empresas da região se preparem para acessar este novo mercado. As inscrições são gratuitas.

O coordenador regional do Sebrae/RJ no Norte Fluminense, Gilberto Soares, esclarece que a estratégia é acompanhar o desenvolvimento deste segmento para que as empresas da região possam se inserir nele. “Este é um mercado que ainda não existe no Brasil, mas que já é real no Golfo do México, na África, e no Mar do Norte, por exemplo. Acreditamos que daqui a dois ou três anos o descomissionamento gere muitas demandas aqui na Bacia de Campos e no Nordeste, por isso queremos levar informações qualificadas aos empresários, traduzir este cenário para que eles possam se preparar para fazer negócios”, afirma Soares.

 

O descomissionamento é um conjunto de ações implementadas para a retirada definitiva de operação e remoção de uma instalação offshore, um processo que é feito a longo prazo e envolve atividades em poços, sistemas submarinos e plataformas. Existem no Brasil cerca de 150 plataformas offshore, das quais entre 11 a 15% deverão passar por estudos para descomissionamento até 2020. Na Bacia de Campos, estima-se ao menos 12 plataformas, e no Nordeste em torno de 30.

 

Presença da ANP, da COPPE-UFRJ e de consultores especialistas

O Seminário acontecerá a partir das 13h no Sesi, em Macaé, com três importantes palestras que mostrarão as bases regulatórias do descomissionamento no Brasil, resultados de estudos, projetos e uma visão global do mercado. Os convidados são Superintendente de Segurança Operacional e Meio Ambiente da Agência Nacional de Petróleo, Marcelo Mafra Borges de Macedo; o professor da COPPE/UFRJ, Marcelo Igor, e o consultor da Society of Petroleum Enginneers, Mauro Destri.

Este será o primeiro seminário sobre o tema, mas a expectativa é que sejam realizados outros encontros para debater a questão. O evento tem apoio do Sistema Firjan, da Associação Comercial e Industrial de Macaé, da Society of Petroleum Enginneers e da International Association of Drilling Contractors.  

 

Serviço:

 

Seminário Descomissionamento: Os desafios do Setor de Óleo e Gás

 

Data: 12 de julho

Horário: 13h

Local: Sesi – Alameda Etelvino Gomes, 155 – Riviera Fluminense, Macaé

Informações e inscrições: 0800 570 0800

Investimento: Gratuito