Políticas Públicas

Compras Públicas será o foco do município de Tanguá no Programa Cidades Empreendedoras

Município prevê a realização de editais exclusivos de compras para micro e pequenas empresas na região

A primeira reunião do núcleo executivo operacional de compras públicas do Programa Cidades Empreendedoras no município de Tanguá aconteceu na segunda (12). Durante o encontro, o grupo identificou diversas oportunidades que serão benéficas tanto para o poder público quanto para o empresário, como a possibilidade de realizar editais exclusivos de compras para micro e pequenas empresas na região (faturamento até R$ 3,6 milhões/ano). 

 

Com o desafio de ampliar o número de fornecedores nos cadastros locais, o município, com apoio do Sebrae Rio, irá capacitar os empresários locais para que estejam aptos a fornecer para as prefeituras, conforme regras e normativos legais. Entre as exigências para fornecer para o poder público, por exemplo, está a formalização do negócio.  O município também pretende divulgar o plano de compras anual.

 

Juliana Ventura, coordenadora regional do Sebrae no Leste Fluminense, destacou o interesse dos gestores públicos em trabalhar com compras governamentais. “É uma forma do município fazer o melhor uso do poder de compra da localidade. Para o pequeno empresário, fornecer para a prefeitura é a possibilidade de acessar um novo mercado e diversificar seus clientes.”

 

“Nosso maior desafio será criar um ambiente de negócios entre a prefeitura e os negócios locais. Precisamos transformar esses empreendedores em potenciais fornecedores para que os recursos permaneçam em nossa cidade. Com apoio do Sebrae vamos realizar as capacitações e tornar nossas compras cada vez mais transparentes e acessíveis”, afirmou Fabrício Pinheiro, membro da Comissão Permanente de Licitação do município.

 

Ele acredita que, com o Programa Cidades Empreendedoras, o município atualizará seu processo de compra. “Vamos adotar benefícios específicos para as micro e pequenas empresas”, complementou Fabrício Pinheiro.

 

Programa Cidades Empreendedoras - Em formato de game, o Cidades Empreendedoras incentiva a saudável competição entre os municípios que concorrem em tempo real e são classificados pelo seu desempenho. Todas as informações, painéis e relatórios estão disponíveis em uma ferramenta virtual, aberta ao público e/ou qualquer interessado para consulta (http://www.cidadesempreendedoras.com/). O objetivo é engajar a gestão pública e lideranças locais para que sejam criadas e implementadas políticas públicas voltadas para as micro e pequenas empresas, melhorando o ambiente empresarial destas regiões.