Rio de Mãos Dadas

Cabo Frio recebe palestra do movimento Rio de Mãos Dadas para impulsionar a retomada dos setores

Liderado pelo Sindcom Cabo Frio, com o apoio do Cabo Frio Airport, o encontro será realizado no dia 1º de dezembro, em formato híbrido, para propor soluções criativas e oferecer mentorias gratuitas a pequenos e médios empresários do município e região da Costa do Sol

Neste momento de retomada dos setores de Hotelaria e Gastronomia no Estado do Rio de Janeiro, Cabo Frio recebe a 2ª edição da palestra gratuita do movimento Rio de Mãos Dadas pelo Interior para impulsionar negócios de pequeno e médio portes do município e região da Costa do Sol. A jornada de relacionamento, que será promovida no dia 1º de dezembro pelo Sindcom Cabo Frio, Senac RJ e Sebrae Rio, com o apoio do Cabo Frio Airport, dessa vez será realizada em formato híbrido, no Sesc Cabo Frio com transmissão simultânea pelo YouTube do Senac RJ, e irá debater o tema Hotelaria e Gastronomia: como se reposicionar no cenário atual, com a presença da Chef Embaixadora do Senac RJ, Teresa Corção, e do coordenador da graduação em Hotelaria do Senac RJ, Gustavo Araújo. Ambos também irão oferecer mentorias individualizadas para os participantes. As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.rdmdpelointerior.com.br/cabofrio

 

A iniciativa integra o projeto Rio de Mãos Dadas, série de ações que, desde janeiro, incentiva a retomada da confiança da população fluminense. Mais de 2,5 mil empresários da capital e interior do estado já se inscreveram nas 22 edições realizadas até o momento, em municípios de todas as regiões. Também já foram realizadas mais de 200 mentorias individuais. Em Cabo Frio, a 1ª edição, realizada no mês de junho, abordou o tema Varejo.

 

“Os empresários fluminenses dos setores de Hotelaria e Gastronomia, fortemente impactados pela pandemia de Covid-19, têm agora o grande desafio de se reinventarem em um contexto desafiador imposto pelas restrições dos novos protocolos sanitários, que ainda se mantêm mesmo diante do avanço da vacinação, e pela insegurança por parte dos clientes, que retornam aos hotéis e restaurantes. O Rio de Mãos Dadas, uma parceria da Fecomércio RJ, Sesc, Senac e IFec com os sindicatos e com o Sebrae Rio, tem o objetivo de contribuir para recuperar a confiança do setor mediante a oferta de qualificações e treinamentos sob medida para os empresários. São novas ferramentas, tecnologias e processos que poderão auxiliá-los na retomada das atividades econômicas”, enfatiza o presidente da Fecomércio RJ e do Conselho Deliberativo do Sebrae Rio, Antonio Florencio de Queiroz Junior.

 

“O programa Rio de Mãos Dadas pelo Interior vem atender à necessidade dos setores de gastronomia e hotelaria de encontrarem soluções eficientes de desenvolvimento neste momento de retomada das atividades. A troca de ideias e mentorias irá possibilitar novos olhares de empresários para alavancarem seus negócios.” - avalia o presidente do Sindcom Cabo Frio, Ailton de Andrade e Souza.

 

O encontro irá abordar assuntos como a retomada dos restaurantes e hotéis, os protocolos para receber clientes, mesmo diante do avanço da vacinação e da reabertura do comércio com menos restrições, entre outros desafios destes setores. Após as palestras, os especialistas Teresa Corção e Gustavo Araújo irão oferecer mentorias personalizadas para ajudar os empresários participantes a encontrarem soluções e a identificarem oportunidades para alavancar seus negócios. Os 20 primeiros participantes, que se interessarem pelas mentorias individuais gratuitas, poderão se inscrever até o final do evento pela mesma plataforma.

 

"O Rio de Mãos Dadas é um programa que leva ao interior do estado a possibilidade de ser protagonista na retomada econômica do Estado do Rio de Janeiro. Essa união de forças trará à nossa região suporte na preparação de pessoal e de empresas para o desenvolvimento da região." – ressalta Rodrigo Abreu, diretor geral e presidente do Cabo Frio Airport.

 

Segundo Margareth Carvalho, coordenadora de Turismo do Sebrae Rio, pesquisas recentes apontam recuperação setor. No entanto, faz um alerta:

 

“Em nossa última pesquisa, 85,5% alegaram que viajar é prioridade nos próximos meses. O levantamento aponta ainda que a recuperação do setor de turismo será por etapas, sendo que os índices pré-Covid serão alcançados apenas em 2025. A procura por destinos internos aumentará consideravelmente e a experiência do consumidor será um dos fatores de sucesso. Antes, o empreendedor precisa estar atento as novas necessidades que serão implementadas como: transmitir segurança ao cliente, a utilização de novas tecnologias e serviços, a harmonização de protocolos e a adoção do conceito low touch”, afirma Margareth Carvalho, coordenadora de Turismo do Sebrae Rio.

 

Além das mentorias, o Senac RJ irá oferecer posteriormente na região, por meio do Sindcom Cabo Frio, 60 vagas gratuitas voltadas para o comércio em cursos profissionalizantes pelo Programa Senac de Gratuidade (PSG), que atende a pessoas com renda familiar per capita de até dois salários mínimos.

 

Serviço:

 

Rio de Mãos Dadas pelo Interior

Hotelaria e Gastronomia – Cabo Frio

Data: 1º de dezembro

Horário: às 19h

Local: Salão do Sesc Cabo Frio – Av. Macário Pinto Lopes, 186 – Vila Nova

Transmissão on-line: YouTube do Senac RJ

Link para inscrições: https://www.rdmdpelointerior.com.br/cabofrio